segunda-feira, 18 de junho de 2012

Quelqu'un qui s'en va (1982)

Na primavera de 1982, Françoise Hardy, que completava 20 anos de carreira, apresentava também o seu vigésimo álbum. Quelqu'un qui s'en va, nomeado com a segunda faixa do disco, é a última parceria realizada entre Hardy e Gabriel Yared. Novamente - assim como em À Suivre..., a artista usa o título do disco para fazer menção a um fato relacionado à elaboração do álbum - neste caso, o fim das parcerias musicais.

Na questão estilística do álbum, muito pouco mudou dos seus anteriores. O espírito funky e soul continuam presentes atraindo um público mais jovem e dando à cantora um estilo mais próximo à moda musical da época, bastante influenciada pelo rock oitentista. No álbum, 3 das 10 faixas foram compostas por Françoise, e duas delas tiveram participação dela na composição das letras. 

Os principais sucessos foram a canção Tabou - composta por Hardy - e Tirez pas sur l'ambulance, obtendo grande sucesso nas rádios. Esta última música, inclusive, foi a primeira música de Françoise a ganhar um videoclipe oficial. Até então, suas canções era representadas por material audiovisual unicamente por gravações de programas de TV. O disco foi muito bem recebido pelo público e pela crítica, e chegou a ganhar o Prêmio Diamante da Canção Francesa de interpretação feminina daquele ano, sendo atestado por toda a mídia.

Videoclipe para Tirez pas sur l'ambulance


Assumindo um visual mais amadurecido, Françoise resolve dar uma repaginada no visual. A última vez que o havia feito foi entre 1970 e 71, quando deu um corte diferenciado no até então longo cabelo que tinha. Em 1982, ela resolve, pela primeira vez, cortar o cabelo realmente curto, apesar de manter o visual com franja. Esse corte continua sendo mantido por ela até a atualidade, embora, nos anos 90, a artista também tenha clareado as madeixas para um tom loiro escuro - possivelmente em uma tentativa de esconder os primeiros fios brancos. No início dos anos 2000, ela assume completamente os cabelos brancos.

Após oito anos trabalhando com a astrologia, Françoise entra em contato pela primeira vez com a grafologia - ciência que estuda o comportamento humano e a psicologia através da escrita - e se interessa bastante pela área. Depois de algum tempo apenas observando, ela decide fundir seus estudos de astrologia com o mencionado tema. Ela tem o apoio de Anne-Marie Simond, estreando logo em seguida um novo programa de rádio, intitulado Entre les lignes, entre les signes (Entre as linhas, entre os signos). Depois de alguns anos, o programa ganharia corpo e se materializaria em um livro.

Os dois anos finais de parceria entre Françoise e Yared culminaria em um nova era na carreira musical de Françoise, que ficou conhecida como os anos Flarenasch, em referência à casa de discos que produziu ass canções da artista. Durante toda a década de 1980, ela fez músicas embaladas com instrumentação típica daquela décadas, o que a levou a deixar os estilos soul, funky e jazz, que permearam seus álbuns entre 1977 e 82 em prol do popularismo do rock oitentista, que perduraria até os anos 1990.

Depois de Quelqu'un qui s'en va, Françoise fica bastante tempo se dedicando aos trabalhos astrológicos e lança apenas dois compactos nos anos seguintes. As canções Moi vouloir toi e V.I.P., foram grandes sucessos de Hardy nos anos 80. Em 1985, Étienne Daho, um jovem cantor fã de Françoise, a convida em um programa de TV para entoarem um duo da música Et si je m'en vais avant toi em uma nova roupagem, claro, oitentista. Após um longo hiato sem discos, um novo disco só foi gravado em 1988.

Françoise Hardy interpreta V.I.P. na televisão francesa, em 1986



1. Tirez pas sur l'ambulance (Carole Coudray - Gabriel Yared)
2. Quelqu'un qui s'en va (Carole Coudray - Gabriel Yared)
3. Un, deux, trois chat (Carole Coudray, Françoise Hardy - Gabriel Yared)
4. Retour de nuit (Carole Coudray, Françoise Hardy - Gabriel Yared)
5. L'auréole néon (Françoise Hardy - Michel Fugain)
6. Mazurka (Carole Coudray - Gabriel Yared)
7. Tabou (Françoise Hardy - Michel Fugain)
8. C'est bien moi (Alain Souchon)
9. Ces petits riens (Serge Gainsbourg)
10. En scope et en stéréo (Françoise Hardy - Daniel Perreau)


 
• Moi vouloir toi (Françoise Hardy - Louis Chedid)
• Casse pas toute ma maison (Françoise Hardy - Louis Chedid) (B-side do EP Moi vouloir toi, de 1983)
• Et si je m'en vais avant toi (Com Étienne Daho) (Françoise Hardy) (Retirado de um especial de TV de 1985)
• V.I.P. (Françoise Hardy - Jean-Noël Chaléat)
• Jamais synchrones (Françoise Hardy - Jean-Noël Chaléat) (B-side do EP V.I.P., de 1986)

2 comentários:

  1. O link dos compactos de 1983-86 não abre ):

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hey You! O link já foi reativado. Desculpa pelo transtorno! Sempre que tiver problemas pra baixar, me avise, por favor. Obrigado!

      Excluir