sábado, 16 de junho de 2012

Musique Saoule (1978)

Depois de trabalhar com Gabriel Yared, Alain Goldstein e Michel Jonasz em Star, Françoise Hardy aceita o desafio de lançar um disco em uma nova linha de estilo musical. Depois dos sucessos de Cerrone e Donna Summer, na canção, e até mesmo de John Travolta nos filmes Embalos de sábado à noite e Grease, o ritmo disco toma completamente o mundo. E com a França não foi diferente. A proposta seria investir nos estilos funky, jazz e soul, seguindo a moda dos estilos da época.

Escrito basicamente por Michel Jonasz, com músicas de Alain Goldstein e Gabriel Yared, o álbum Musique Saoule é mesmo um álbum voltado para a modernidade. A imagem de Françoise Hardy cantando canções doces e melancólicas foram repaginadas, principalmente pela faixa J'écoute de la musique saoule, que acabou se tornando a música mais emblemática do disco. 

Imediatamente, as televisões se tornam favoráveis à nova identidade musical de Françoise, que é adotada por um público mais jovem, que não conhece o seu renome dos anos 1960. De tal forma, a cantora fica presente por quase um ano nos hit-parades com a J'écoute de la musique saouleGraças aos hit, Françoise recomeça a aumentar a venda de seus discos novamente - lembrando que, o álbum anterior ao Musique Saoule que teve boa aceitação do público foi Message Personnel, em 1973, cinco anos antes. O título se transforma em um sucesso clássico do fim dos anos 1970.


Apesar do sucesso, Musique Saoule é um disco no qual Françoise atua muito mais como intérprete. No disco, ela deixou de ser a autora de textos que provocavam reflexões para se dedicar à estética orientada pelo funky e pelo jazz. Ela escreveu apenas uma música para o disco, Perdu d'avance. A cantora, então, parece encontrar seus pés na cena musical, ainda que o ritmo de então e todo aquele universo lhe pareçam muito pouco familiar. 


Com o sucesso desse álbum, o produtor Gabriel Yared faz novas parcerias com Françoise, até o ano de 1982. O período culminariam ainda em outros três trabalhos. Em 1979, Françoise não grava nenhum álbum, mas faz uma contribuição à produção de um disco do conto musical Émilie Jolie. Nele, também participaram cantores franceses de renome, como Henri Salvador, Georges Brassens, Sylvie Vartan, entre outros. Na obra, Françoise intepreta a faixa La chanson de la socière.


1. J'écoute de la musique saoule (Michel Jonasz - Gabriel Yared)
2. Hallucinogène (Michel Jonasz - Alain Goldstein)
3 - Occupé (Michel Jonasz - Gabriel Yared)
4 - Brouillard dans la Rue Covisart (Com Jacques Dutronc) (Michel Jonasz - Gabriel Yared)
5 - Tu m'vois plus, tu m'sens plus (Michel Jonasz)
6 - Nous deux, nous deux et rien d'autre (Michel Jonasz - Gabriel Yared)
7 - Swing au pressing (Michel Jonasz - Alain Goldstein)
8 - Perdu d'avance (Françoise Hardy - Gabriel Yared)
9 - Tip tap, t'entends mes pas (Michel Jonasz - Alain Goldstein)
10 - Si je le retrouve un jour (Michel Jonasz - Alain Goldstein)
11 - Beau boeing, belle caravelle (Michel Jonasz)

BÔNUS:
• Chanson de la socière (Do conto musical Émilie Jolie, de 1979)

Um comentário: