terça-feira, 19 de junho de 2012

Décalages (1988)



Em 2 de maio de 1988, chegou às lojas da França o vigésimo primeiro álbum da carreira de Françoise Hardy. Décalages representou o último trabalho feito com a Flarenasch Discos, uma vez que o contrato findara naquele ano. O disco foi anunciado como o álbum de despedida da cantora, que afirmou, à época, que não mais lançaria trabalhos fonográficos e encerraria ali sua carreira musical.

"O que mais me interessa na atividade discográfica é a composição de letras. Eu acho que o momento agora veio para consagrar aquilo que me agrada e deixar para trás as operações referentes à produção de um disco. Eu não sei bem como fazê-lo, não é próprio do meu caráter. O trabalho de um músico é paradoxal, que necessita de qualidades completamente opostas. É preciso ser introvertido e extrovertido, por vezes. Eu não digo que não levo isso a mal, mas apenas não é algo de que gosto", alegou Françoise.

Todas as músicas do disco foram escritas por Hardy e a grande maioria foi musicada por Jean-Noel Chaléat. A faixa Partir quand même, divulgada por um vídeo clipe, foi o principal sucesso do disco. Inicialmente, a canção foi destinada a Jacques Dutronc: Seu companheiro, preso a uma melodia que tinha acabado de compor , que integraria o disco que preparava, perguntou se a canção a interessava e se ela podia escrever a letra. Uma vez gravada, a orquestração não ficou boa e a canção não entrou no disco. Foi por causa disso que, na preparação de seu álbum, Françoise Hardy resolve tentar resgatar a música. A canção acabou dando o tom da partida de Françoise, que até então, deixaria em definitivo o mundo da música.

 
Françoise Hardy interpreta Partir quand même em programa de TV

A faixa-título de Décalages é uma versão da música Waiting for the right time, de Barclay James Harvest, gravada em 1983, a qual Françoise traduziu para o francês. Além disso, a música Laisse-moi rêver é de composição do cantor Étienne Daho. O disco original tinha apenas 10 faixas, mas, com a produção do álbum em CD, duas canções de EPs da época fora adicionadas: Avec toute ma sympathie e La vrai vie c’est où?O álbum foi certificado com um Disco de Ouro pelo Sindicato Nacional de Edição Fonográfica.


Enquanto isso, a atividade de Françoise na astrologia está a todo vapor: ela coassina algumas obras, colabora com revistas especializadas sobre o tema e tem, durante cinco anos, uma passagem cotidiana na estação de rádio RFM.

1. La sieste (Françoise Hardy - Jean-Noël Chaléat)
2. Une miss s'immisce (Françoise Hardy - Jean-Noël Chaléat)
3. Laisse-moi rêver (Françoise Hardy - Étienne Daho)
4. Vibrations (Françoise Hardy - R. Conning)
5. Décalages (Waiting for the right time) (Françoise Hardy - Les Holroyd)
6. Partir quand même (Françoise Hardy - Jacques Dutronc)
7. Dilettante (Françoise Hardy - Jean-Noël Chaléat)
8. Dire tout (Françoise Hardy - Jean-Pièrre Mader, P. Doublé)
9. Arrêtons (Françoise Hardy - Tobo)
10. Je suis de trop ici (Françoise Hardy - Jean-Noël Chaléat)
11. Avec toute ma sympathie (Françoise Hardy - Jean-Noël Chaléat)
12. La vrai vie c'est où? (Françoise Hardy - William Sheller)

Nenhum comentário:

Postar um comentário