sábado, 9 de junho de 2012

Message personnel (1973)



Depois de um longo relacionamento sério com Jacques Dutronc, Françoise descobre em fins de 1972 que está grávida. A partir de então, ela passa a levar uma vida mais reservada. Enquanto permanece de resguardo, ela já articula um novo disco. Para tanto, ela pede ajuda a novos compositores da época com a nova produção. No ano anterior a 1973, ela se impressiona com Michel Berger, um autor e compositor que é diretor artístico da WEA Records. 

"Ao escutá-lo, eu tinha a impressão que os cantores da minha geração, inclusive eu mesma, nos sentimos um bando de velhos. Trabalhar com Michel me pareceu então inesperado. Jean-Marie Périer fez contatos com Berger para mim, que não hesitou em trabalhar comigo”, disse Françoise. Berger aceita, mas um tanto restritivo. Ele não quer compor mais do que duas ou três músicas. Françoise Hardy, então, assina um novo contrato com a WEA. 

Michel Berger, por sua vez, a mostra algumas canções. A cantora demonstra interesse de imediato por uma delas, mas que até então está sem título. O compositor, então, deseja que ela escreva um texto para ser recitado antes da parte cantada. Inspirada, ela produz o texto e, de quebra, ainda encontra um título e o propõe: Message personnel. As outras duas colaborações de Berger para o álbum são Première rencontre e Je suis moi.

Um fato curioso é que esta última música foi lançada no início de 1974, em um compacto a parte. Mas nos anos 1990, com a transformação dos LPs de Françoise para CD, a música foi incluída como faixa bônus do disco e acabou se tornando parte dele. Nesse trajeto, duas canções ficaram de fora: o b-side de Je suis moi, que também era outra parceria Hardy-Berger, denominada Demain c'est hier, e La bataille, uma espécie de intermédio entre os lado 1 e 2 do LP Message personnel, que foi excluído da versão em CD e acabou se perdendo no tempo.

Message personnel se tornou um grande sucesso na voz de Françoise e uma das canções mais associadas a Michel Berger. Ela foi regravada por vários artistas, inclusive por France Gall, contemporânea de Françoise. Em 2007, as duas preparam um especial em homagem a Berger. Para ele, Françoise fez uma nova gravação da faixa. Confira no vídeo abaixo:

Françoise interpreta nova versão para Message Personnel 
em homenagem a Michel Berger, junto a France Gall, em 2010


A canção Je suis moi foi lançada em um compacto, em 1974, mas acabou
 entrando em Message personnel quando o disco foi compilado em CD 

Com a ajuda de alguns melodistas, Françoise insere três composições suas no álbum. No disco, ainda estão mais uma colaboração de Serge Gainsbourg - L'amour en privé, tema do filme Projection en privé (Projeção particular), de François Leterrier -, um dueto com Georges Moustaki, intitulado L'habitude, e uma versão do cantor para Valsa para uma menininha, de Vinícius de Morais e Toquinho, que foi traduzida em Berceuse.

Na primeira metade de 1973, Françoise permanece ajeitando os detalhes de produção e edição do álbum. Depois do nascimento do filho, Thomas, em 16 de junho, Françoise encontra tempo de gravar seu novo trabalho, no fim de julho. Conciliar seu novo papel de mãe e os contratos do estúdio não eram costume. O cansaço que toma conta dela é facilmente confundido, por vezes, com falta de entusiasmo ou com capricho de uma estrela.

Jacques Dutronc e Françoise Hardy junto ao recém nascido Thomas, em 1973

Message personnel marcará uma etapa importante na carreira de Françoise. Graças a ele e à faixa-título, a cantora faz uma volta triunfal ao mundo da música. O álbum é muito bem aceito pelo público e a faixa-título do LP se torna um de seus clássicos, ganhando inclusive uma versão em inglês. Outra faixa que também ganha versão especial é Première rencontre, que é versionada para o alemão em Ich e é lançada em um compacto. A WEA também concedeu a Françoise a gravação de outro EP em alemão, com duas canções originais.


1. Première rencontre (Michel Berger)
2. Revêr le nez en l'air (Françoise Hardy, Jean-Nöel Dupré - Jean-Pièrre Pouret)
3. L'amour en privé (Serge Gainsbourg - Jean-Claude Vannier)
4. Berceuse (Valsa para uma menininha) (Georges Moustaki, Vinícius de Moraes - Toquinho)
5. Pouce, au revoir (Françoise Hardy - Jean-Pièrre Castelain)
6. L'attente (Françoise Hardy - Gérard Kawczynski)
7. On dirait (Françoise Hardy - Jean-Pièrre Pouret)
8. L'habitude (Com Georges Moustaki) (Georges Moustaki)
9. Chanson floue (Christian Ravasco - Thierry Matioszek)
10. Message personnel (Françoise Hardy - Michel Berger)
11. Je suis moi (Michel Berger)

BÔNUS:
• Demain c'est hier (Françoise Hardy - Michel Berger) (B-side do EP Je suis moi, de 1974)
• Message personnel (Em inglês) (Françoise Hardy - Michel Berger)



• Wenn wilde schwäne flieh'n (Holm)
• Kind unsrer zeit (Pietsch - Holm)
• Ich (Première rencontre) (Weyrich - Michel Berger)


Nenhum comentário:

Postar um comentário