sábado, 2 de junho de 2012

Françoise Hardy en anglais (1969)

Depois do bem sucedido álbum Françoise Hardy in English, em 1966, a cantora continua fazendo algumas isoladas gravações em inglês. Depois do bem sucessido álbum Comment te dire adieu, Françoise lança, ainda em 1968, um segundo disco com canções em inglês. O LP, intitulado Françoise Hardy en Anglais, chegou à França apenas em 1969.

O álbum chegou à França em meio a uma batalha judicial entre Françoise Hardy e a Vogue. Na tentativa de romper totalmente com a gravadora, a cantora se viu sem os direitos autorais de suas canções. De acordo com um julgamento, a Vogue ficou com os direitos relativos canções gravadas no período entre 1962 e 1967. Françoise ficou sob posse dos direitos apenas das músicas gravadas de 1967 em diante, período referente a existência da Aspargus. Por conta disso, a produção musical em 1969 foi fraca, fazendo com que não chegasse a render se quer um LP de músicas inéditas. (Leia mais sobre o ano de 1969 no link do disco Françoise).

Diferentemente do anterior no mesmo idioma, este álbum é composto por músicas que foram versionadas em francês por Hardy, como Tiny godness, Lonesome town, The way of love e Empty Sunday.  A primeira e a última músicas foram traduzidas para o francês como Je ne sais pas ce que je veux e Je le coeur vide aujourd'hui. Destaques para as faixsa Loving you, que se tornou nome do LP em alguns países e Let it be me, versão para Je t'appartiens, de Gilbért Bécaud. Já a canção Never learn to cry se transformaria em Mon monde n'est pas vrai no álbum Soleil, em 1970.


 1. Loving you (Jerry Leiber - Mike Stoller)
2. Hang on to a dream (Tim Hardin)
3. Will you love me tomorrow (Gerry Goffin - Carole King)
4. Lonesome town (Thomas Baker Knight)
5. Who'll be the next in line (Ray Davies - Dave Davies)
6. Never learn to cry (Vicki Wickham - Simon Napier-Bell)
7. There but for fortune (Phil Ochs)
8. That'll be the day (Buddy Holly, Jerry Allison, Norman Petty)
9. The way of love (Al Stillman - Jack Diéval)
10. Tiny goddess (Alex Spyropoulos - Patrick Campbell-Lyons)
11. Let it be me (Je t'appartiens) (Mann Curtis - Gilbert Bécaud)
12. Empty sunday (Vicki Wickham - Simon Napier-Bell)

Nenhum comentário:

Postar um comentário