segunda-feira, 25 de junho de 2012

Clair obscur (2000)

Clair-obscur, primeiro álbum dos anos 2000 de Françoise Hardy, representa uma junção de releituras de clássicos, covers e músicas inéditas. Algumas canções, inclusive, foram cantadas em duetos. O nome do trabalho representa a faixa de número quatro do disco, que havia sido uma canção que Françoise compôs para o álbum do cantor Viktor Lazlo, em 1991.

O título Puisque vous partez em voyage, cantado com Jacques Dutronc, foi divulgado junto com um videoclipe realizado por Jean-Marie Périer, e foi o principal sucesso do disco. Para se reportar à versão original de 1935, cantada por Mireille Hartuch e Jean Sablon, os papeis se inverteram e o vocabulário antigo das partes faladas foi colocada mais ao gosto contemporâneo, pelo próprio casal Hardy-Dutronc.

Videoclipe para a nova versão de Puisque vous partez en voyage, feita pelo casal Hardy-Dutronc

Outros duetos também marcam a obra musical, como a regravação de I'll be seeing you, feita com Iggy Pop e lançada em 1998, e mais uma parceria com Étienne Daho, com So sad, ambas as músicas cantadas em inglês. O disco contém ainda canções inéditas, como La vérité des chosesLa saison des pluies e Duck's Blues, e Contre vents et marées, uma versão letrada de uma melodia feita por Eric Clapton. 

Uma curiosidade é que o álbum inclui uma nova versão da canção Tu ressembles à tous ceux qui ont eu du chagrin, composta por Françoise e pertencente à lista de músicas do disco Soleil, de 1970. Outra novidade no trabalho artístico é que o filho de Françoise, Thomas, também integra a produção do CD e acompanha a guitarra em algumas faixas. A partir desse álbum, o filho da cantora passaria a ajudá-la na produção de seus discos subsequentes.


Família Hardy-Dutronc unida pelo sangue e pelo amor à música

Clair-Obscur foi certificado também com o Disco de Ouro, em 28 de junho de 2000. Pelo trabalho, a cantora ainda foi candidata ao Victoires de la Chanson 2001, com o melhor álbum do ano. No entanto, antes disso, em 7 de dezembro de 2000, ela recebeu o Grand Prix da Canção Francesa – reservado a um compositor e um intérprete daquele ano– no 20º Grand Prix Sacem.

A partir desse disco, Françoise, a sua maneira, anuncia seu retorno ao mundo da música. Apesar dos trabalhos serem mais espaçados, eles demonstram o afinco na produção da cantora e a fazem estar sempre presente nas atualidades musicais. Em 2001, como de costume, findado o disco, a astrologia logo vem para substituir a música por algum tempo. Françoise se põe a escrever um artigo sobre astrologia. Les Rythmes Du Zodiaque  (Os rítmos do zodíaco) está nas livrarias desde o final de março de 2003. O livro encontra também algum sucesso nas vendas.


1. Puisque vous partez en voyage (Com Jacques Dutronc) (Jean Nohain - Mireille)
2. Tous mes souvenirs me tuent (Tears) (Françoise Hardy - Django Reinhardt, Stéphane Grappelli)
3. Celui que tu veux (Com OI.) (Olivier Ngog - Yonis Balmayer)
4. Clair-obscur (Françoise Hardy - Khalil Chahine)
5. Un homme est mort (Otro muerto) (Françoise Hardy - José-Maria Cano)
6. Duck's blues (Françoise Hardy - Alain Lubrano)
7. I'll be seeing you (Com Iggy Pop) (Sammy Fain - Irving Kahal)
8. Tu ressembles à tous ceux qui ont eu du chagrin (Françoise Hardy)
9. La pleine lune (Françoise Hardy - Alain Lubrano)
10. So sad (Com Étienne Daho) (Don Everly)
11. La saison de pluies (Françoise Hardy - Christophe Rose)
12. Contre vents et marées (Françoise Hardy - Eric Clapton)
13. La vérité des choses (Françoise Hardy - Alain Lubrano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário