domingo, 3 de junho de 2012

One-nine-seven-zero (1969)

Depois de lançar Françoise Hardy en Anglais, em 1968, e ter o álbum reeditado na França em 1969, Françoise segue seus trabalhos com mais um álbum de inglês. Simultaneamente, ela também compila um álbum muito semelhante a One-nine-seven-zero, sendo que todo em alemão, intitulado Träume. Finalmente livre da Vogue, ela tam liberdade para criar músicas, gravá-las e não se preocupar com os direitos autorais, visto que as empresas de divulgação, produção e edição eram pertencentes a ela.

Em referência à virada da década, One-nine-seven-zero foi lançado no final do ano. O primeiro lado do disco é formado por canções originais. Entre elas se destaca a versão original de Suzanne, de Leonard Cohen, que foi traduzida por Françoise para o álbum Comment te dire adieu, em 1968, e All because of you, que obteve certo sucesso em países de língua inglesa. O segundo lado, com exceção de Sunshine, que um ano depois viraria Soleil, todas as faixas são versões em inglês de canções de Françoise. Entre as principais estão Midnight blues (L'heure bleue) - que já existia em compacto - e Why even try (À quoi ça sert). Uma curiosidade é que boa parte das versões em inglês foram feitas pela própria Françoise.



Outras músicas do disco seriam sucessos transformados em francês no LP Soleil, além da faixa-título, como Strange shadows, que viraria L'ombre, Song of winter se transformaria em Fleur de lune e Magic Horse ganharia nova versão com Je fais des puzzles. O mesmo aconteceria com Soon is slipping away, que viraria versão de Patrick Modiano e Hugues de Coursons para se tornar À cloche-pieds sur la grande muraille de Chine, canção que, na França, foi compilada apenas em um EP de 1970.


1. Song of winter (Micky Jones - Tommy Brown)
2. Magic horse (Micky Jones - Tommy Brown)
3. Strange shadows (Micky Jones - Tommy Brown)
4. All because of you (Mark Barkan - Scott Wnglish)
5. Suzanne (Leonard Cohen)
6. Soon is slipping away (Tony Macaulay)
7. Sushine (Tash Howard - Sandy Alpert)
8. I just want to be alone (J'ai coupé le téléphone) (Françoise Hardy)
9. Time's passing by (Au fil des nuits et de journées) (Françoise Hardy)
10. Midnight blues (L'heure bleue) (Françoise Hardy)
11. In the sky (Il voyage) (Françoise Hardy)
12. Why even try? (À quoi ça sert?) (Françoise Hardy)




Raridades em inglês

• I will change all my life (Se telefonando) (J. More - Ennio Morricone)
• Now you want to be loved (Des ronds dans l'eau) (Miller – Raymond Le Sénéchal)
• Tell them you're mine (C'était charmant) (Miller)
•  The bells of Avignon (Tony Macaulay)
• Oh why (música nunca lançada) 

2 comentários: