sexta-feira, 25 de maio de 2012

Pré-fama


Françoise Hardy passou a infância e a juventude em um pequeno apartamento no 9º distrito (arrondissement) de Paris. Ela vivia com a mãe, que era auxiliar de contabilidade, e com a irmã, Michèle, um ano e meio mais nova. Seu pai era um diretor de uma fábrica de máquinas de calcular. Casado com outra mulher, ele raramente esteve presente em sua vida. 

No início dos anos 1960, Françoise, até então uma adolescente bastante sentimental, adquiriu um gosto especial pela música, que veio principalmente pela descoberta do rock’n’roll através do rádio. Foi esse interesse que a fez escolher, aos 16 anos, em junho de 1961, um violão como presente pelo seu ótimo desempenho no Baccalauréat – diploma indispensável àqueles que desejavam ingressar no magistério, na França. Através de alguns métodos resumidos, ela aprendeu o instrumento e começou, aos poucos, a colocar melodia em textos que ela compunha e que traduziam seu estado de espírito. Ao mesmo tempo, foi aprovada para estudar pedagogia na Universidade de Sorbonne.

Certo dia, um anúncio no jornal France-Soir chamou atenção de Hardy: uma casa de discos desejava contratar jovens cantores. Françoise marcou um encontro e fez um teste, o qual permaneceu sem resposta. A partir de então, Françoise começou a tentar concilias os estudos com a música. Depois de um ano e meio de estudos superiores, ela ingressou também no Petit Conservatoire de la Chanson (Pequeno Conservatório de Música) de Mireille, onde permaneceria por 10 anos. 

 Françoise se apresentando no Petit Conservatoire de Mireille, entre 1961 e 62
 

Em seguida, Françoise se apresenta na casa de discos Vogue, uma gravadora famosa que possuía no seu catálogo o cantor Johnny Halliday e que deseja encontrar versão feminina do astro. Interessados pelo estilo de Françoise, o responsável pelas audições a convida para se especializar e lhe dar aulas de solfejo. Depois de muitas conversas, em meados de novembro de 1961, o diretor artístico da Vogue assina um contrato com Françoise. No entanto, a gravadora aguarda mais dois meses para que a jovem cantora complete 18 anos e seja lançada no mercado.  No ano de 1962, a carreira de Françoise começa a todo vapor e encontra o sucesso a curtíssimo prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário