sexta-feira, 24 de junho de 2011

Perfil da Cantora

Atriz, compositora e intérprete, Françoise Hardy nasceu em 18 de janeiro de 1944, em Paris. Ela começou sua carreira aos 18 anos e encontrou o sucesso imediatamente, tanto na França quanto na Europa. Com pouco tempo, ela avançou para fora do continente e se tornou conhecida desde o Brasil até o Japão. Gravou canções em francês - seu idioma nativo -, italiano, alemão, inglês  e chegou a arriscar em espanhol e português em raras gravações. Ao todo, são 26 álbuns de carreira, sem contabilizar os boxes, compilações, compactos, LPs, EPs e CDs lançados dentro e fora da França.

Com o sucesso obtido através do seu primeiro álbum Tous Les Garçons Et Les Filles, de 1962, uma tímida garota de 18 anos se transformou de repente em um ícone da música, de beleza e elegância. No ano seguinte, ela era chamada para interpretar um papel em um filme, o primeiro dos muitos que ainda estavam por vir. Françoise, assim como jovens cantores como Sylvie Vartan, Johnny Halliday, Sheila e Claude François, compunha o time de novos rostos da música francesa, representando o rock iê-iê-iê francês da época. O time era o mesmo da revista Salut Les Copains, da qual Françoise muitas vezes foi capa, e que acabou se tornando um programa de TV.




Françoise Hardy no fim dos anos 1960

Também nas capas de revistas de grande porte, como Elle e Vogue, Françoise Hardy foi consagrada  como estrela da moda. Trabalhou como modelo, vestindo roupas de estilistas renomados como André Cougèrres, Yves Saint-Laurent e Paco Rabanne. Com estilo próprio, a cantora foi uma das primeiras a usar as inovações da época, como a minissaia. Além disso, Françoise ainda conciliava shows no Olympia, turnês pela Europa e por outros países, sem contar as participações em festivais.
 
Embora famosa, Françoise Hardy sempre foi bastante reservada. Passada a febre dos anos 1960, ela abandonou modismos musicais por um estilo intimista, tal como suas canções. Depois de quase oito anos se apresentando mundo a fora, Françoise Hardy resolve deixar os palcos. Ela segue, a partir de então, uma carreira essencialmente de gravações de discos. Foi na mesma época que ela também fundou sua própria produtora. Paralelamente às composições, despertava em Françoise o interesse pela astrologia, que ela tomou como um complemento da graduação em Psicologia que ela cursou no fim dos anos 1960. As melodias melancólicas que ela confeccionava fazem de seu repertório, em grande parte, um reflexo de suas dúvidas, interrogações, ansiedade e, basicamente, seu estado de espírito diante de impasses e conflitos de relações sentimentais.


Depois de um relacionamento amoroso na juventude com o fotógrafo Jean-Marie Périer, Françoise Hardy escolhe dividir sua vida com o cantor e ator de cinema Jacques Dutronc, desde 1967. Eles têm um filho, Thomas, nascido em 16 de junho de 1973. Eles se casaram em 30 de março de 1981, em Monticello, na Córsega. Jean-Pierre se torna, então, um dos melhores amigos da cantora, se estabelecendo quase que como uma espécie de fotógrafo particular. Desde então, Françoise deixou um pouco de lado a música para trabalhar mais com a astrologia. Nessa época, escreveu livros e participou de programas de rádio relacionados com o tema, fazendo algumas aparições musicais mais isoladas, guiadas em um estilo repaginado, com influências oitentistas do funky, do soul e do jazz. A canção J'écoute de la Musique Saoule foi um hit do ano de 1978 muito popular entre os jovens.
 
Em 1988, com o disco Décalages, Françoise Hardy anuncia o fim de sua carreira musical. No entanto, com o incentivo de amigos, a cantora volta a gravar em 1996, lançando o álbum Le Danger. Assumindo o pop-rock como estilo  a cantora consagra seu retorno e inaugura um novo momento de sua carreira. Pelas obras dos anos 2000, Hardy recebeu discos de ouro e de platina, e chegou até mesmo a ganhar o prêmio Victoires de La Chanson, como melhor intérprete feminina do ano de 2005, com o álbum Tant des Belles Choses. Em 2008, Françoise lança a sua autobiografia, Le Désespoir des Singes... Et d'autre Bagatteles (O Desespero dos macacos e outras bagatelas). O mais recente disco, intitulado La Pluie sans Parapluie, foi lançado em 2010.


Françoise em 2011

Um comentário:

  1. HA MUITO TEMPO VENHO PROCURANDO MATERIAL DE FRANÇOISE HARDY PARA COMPRAR OU PARA DOWNLOAD E NÃO ENCONTRO. DE REPENTE ATRAVÉS DE UMA PESQUISA NO GOOGLE DEPAREI-ME COM ESSA MARAVILHA DE BLOG. OBRIGADO AO SEU CRIADOR E PARABÉNS !!!!

    ResponderExcluir