terça-feira, 29 de maio de 2012

L'amitié (1965)

O ano de 1965 começou agitado para Françoise Hardy. Nos meses de fevereiro e março, a cantora se juntou a artistas como Hugues Aufray, Ronnie Bird, Éric Charden e Christine Lebail para uma sequência de shows. Em maio, ela inicia sua primeira turnê no cabaré Hotel Savoy, em Londres, acompanhada pela orquestra de Marcel Hendrix. Com os cabelos compridos, Françoise incorpora o estilo londrino e adere novas vestimentas, como os modelitos desenhados pelo estilista André Courrèges.

Françoise usa uma das muitas criações de André Courrèges
 que vestiu em uma entrevista para a revista Vogue, em 1965


Durante os shows, Hardy estreia a canção L’amitié, que se tornaria um grande sucesso e serviria de faixa-título ao novo LP, que foi lançado em outubro, com base na compilação das principais faixas dos compactos daquele ano. O álbum L’amitié traz, como usual, composições de Françoise (seis, no total) e algumas versões de músicas em inglês para o francês – Just call me and I’ll be there, Say it now, When I get trough with you e Don’t come any closer –, boa parte delas traduzidas pela própria artista. Ainda em 1965, duas novas composições de Françoise convertidas para o inglês – However much (Et même) e All over the world (Dans le monde entier) – obtêm grande reconhecimento na Inglaterra. 

No intervalo entre os shows, Françoise Hardy ainda encontra espaço para fazer mais uma participação no cinema. Desta vez, a francesinha estrela em Une balle ao coeur (Uma bala no coração), um longa realizado por Jean-Daniel Pollet no qual ela contracena com Sami Frey, que faz o papel principal. Ainda em 65, Françoise fez uma pequena ponta no desfecho do filme americano What's new, Pussycat?, de Cliver Donner.


  Acima, cartaz promocional do filme Une balle au coeur.
À direita, Françoise e Sami Frey em sessão fotográfica para
editorial de moda da Elle, em 1965. Nas fotos, Hardy veste novamente André Courrèges


Clipe para L'amitié no especial de TV The Piccadilly Show


A partir de 31 de outubro e pelo mês de novembro, Françoise faz a segunda turnê no Olympia, junto com o grupo Compagnons de la Chanson. Estampava o folder do programa vendido para esse espetáculo um poema de Jacques Prévert dedicado a Françoise, intitulado Une Plante Verte (Uma planta verde). Ainda no fim do ano, Françoise estrelou um especial de TV chamado The Piccadilly Show, com gravações de videoclipes para seus hits em cenários da cidade de Londres.

SALUT LES COPAINS - Em 1963, Françoise Hardy se consagra como uma das integrantes do seleto grupo da revista Salut les copains. A publicação surgiu a partir de um programa de rádio dedicado ao público jovem, no qual os grandes hits de novos artistas eram revelados. Durante a década de 1960, Françoise, junto com Sylvie Vartan, France Gall, Johnny Haliday, Sheila, Chantal Goya, Joe Dassin, Claude François, Jacques Dutronc e Michel Polnareff, compôs a nova geração de artistas da época, tendo como foco principal o rock e o pop. Françoise estrelou muitas capas da mencionada revista, teve suas músicas veiculadas no programa radiofônico e inclusive participou muitas vezes de programas televisos da referida revista, como Âge tendre, Tetê de bois.  


 Grupo do Salut les copains reunido

 
 Performance da canção Ce petit coeur no Àge tendre, tête de bois, em 1965


 1. Ce petit coeur (Françoise Hardy)
2. Il se fait tard (Françoise Hardy)
3. Tout ce qu'on dit (Françoise Hardy - Mick Jones)
4. L'amitié (Jean-Max Rivière - Gérard Bourgeois)
5. En t'attendant (Françoise Hardy)
6. Je t'aime (Françoise Hardy - Mick Jones)
7. Non, ce n'est pas un rêve (Don't come any closer) (Françoise Hardy - Charles Blackwell)
8. Quel mal y a-t-il à ça? (When I get through with you) (Françoise Hardy - Harlan Howard)
9. Tu peux bien (Françoise Hardy)
10. Le temps des souvenirs (Just call me and I'll be there) (Jacques Datin, Maurice Vidalin - Charles Blackwell)
11. Je pensais (Françoise Hardy)
12. Dis-lui non (Say it now) (Françoise Hardy - Robert Douglas Skelton)
         


•  Bout de lune (Françoise Hardy)
•  J'ai bien du chagrin (Françoise Hardy)
• Son amour s'est endormi (Alle Nächte) (Françoise Hardy - Peter Moesser)
• Tu es venu à moi (Françoise Hardy)
 • Tu ne m'attendras pas (Françoise Hardy)

Um comentário:

  1. Boa noite.
    Grande cantora,para mim não existe outra igual.Ela representa a França em todos os sentidos.

    ResponderExcluir