sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

L'amour fou (2012)


Lançado no dia 5 de novembro de 2012, L'amour fou (Amor Louco), o vigésimo sétimo álbum de Françoise Hardy, é um álbum um tanto quanto especial. Lançado exatamente 50 anos depois de Tous les garçons et les filles, o disco marca o aniversário de meio século de carreira da cantora. Em comemoração à data, um livro com o mesmo título foi lançado ao mesmo tempo que o CD.

O livro L'amour fou é um romance que já havia sido escrito por Françoise Hardy há trinta anos. Segundo ela, o livro ajuda a contar um pouco da história de suas canções. "As datas comemorativas nunca me animam muito, mas lançar ao mesmo tempo um disco diferente de todos os outros e o relato de uma história que me serviu de inspiração para meus textos realmente é um modo muito especial de se comemorar este aniversário", afirma Hardy.

Diante da afirmativa da cantora, é possível dizer que muito pouco mudou na gênese de L'amour fou. Inspirada por uma história criada por ela, Françoise Hardy redigiu poemas que foram musicados por amigos musicistas, como Calogero, Alain Lanty, Benoît Carré, François Maurin, Pascal Colomb e Thierry Stremler. O resultado foram oito canções novas nas roupagens habituais e preferidas de Françoise - canções tristonhas e emotivas acompanhadas de melodias lentas e melancólicas regidas basicamente por sons de piano e instrumentos de cordas, como violino.

Outras duas canções foram ainda acrescentadas, fechando o álbum com uma seleção final de dez músicas. Uma delas, Normandia, foi dada de presente a Françoise por Julien Doré. Os dois fizeram uma parceria em 2011, na qual registraram juntos a música BB Baleine, para o disco Bichon, lançado naquele mesmo ano. Já Si vous n'avez rien à me dire... é um poema de Victor Hugo que foi musicado por Bertrand Pièrre em 2010. O texto original, intitulado Autrefois (Outra Vez), foi retirado da obra Les Contemplations, publicada em abril de 1856. Para gravá-la, Françoise acabou realizando algumas alterações na letra.

O primeiro single do disco foi lançado no dia 17 de setembro de 2012, cerca de dois meses antes do álbum completo. Porquoi Vous? (Por que você?) foi escrita por Françoise, que se inspirou na canção Vous de Guy Béart, de 1958. A música inspiradora, inclusive, já havia sido cantada por Hardy em uma apresentação de um TV Show do final dos anos 1960. Outras canções do álbum também possuem histórias de composição interessantes, tal como a faixa que dá título ao disco. L'amour fou foi inspirada em um dos escritos preferidos de Françoise - L'Américain (O Americano), de Henry James. A canção remonta a atmosfera do século 19, na qual um jovem aristocrata morre em um duelo travado pela conquista do amor de uma condessa.

L'amour fou foi muito bem recebido pela crítica francesa, que chegou a classificá-lo como um dos melhores discos de Françoise Hardy, comparando-o com o consagrado Message Personnel, de 1973, produzido por Michel Berger. Uma sessão musical realizada em 30 de outubro de 2012, que incluía cinco canções do álbum - L'amour fou, Si vouz n'avez rien à me dire..., Normandia, Porquoi vous? e Rendez-vous dans une autre vie -, foi filmada e as gravações foram divulgadas na televisão como videoclipes oficiais das músicas. 


1. L'Amour fou (Françoise Hardy - Thierry Stremler)
2. Les Fous de Bassan (Françoise Hardy - Pascal Colomb)
3. Mal au coeur (Françoise Hardy - Thierry Stremler)
4. Si vous n'avez rien à me dire... (Victor Hugo - Bertrand Pierre)
5. Normandia (Julien Doré)
6. Piano-bar (Françoise Hardy - Alain Lanty)
7. Pourquoi vous? (Françoise Hardy - Calogero)
8. Soie et fourrures (Françoise Hardy - Thierry Stremler)
9. L'Enfer et le Paradis (Benoît Carré/Françoise Hardy - Benoît Carré)
10. Rendez-vous dans une autre vie (Françoise Hardy - François Maurin)


Um comentário: